PORTO ( Torre e Igreja dos Clérigos )

Torre e Igreja dos Clérigos




     De todas as obras concebidas pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni em Porto, a igreja e torre dos Clérigos não é apenas sua obra mais antiga, mas também a de maior projeção.
     Fato que se deve em grande parte ao impacto do conjunto, a sua complexidade e estranheza das formas, no sentido que eram incomuns naquela época, principalmente no norte do país.
     O conjunto é formado por uma Torre, a Casa do Despacho da Ordem Terceira e a Igreja dos Clérigos, esta foi a primeira grande obra do arquiteto e a que mais o celebrizou.




Igreja dos Clérigos



Igreja dos Clérigos



      A Igreja dos Clérigos é uma genuína obra barroca e apesar de menos conhecida que a Torre, foi construída anteriormente entre 1732 e 1750.
     A nave principal é oval e possui um aspecto amplo e grandioso, contendo quatro pilares laterais.
     A capela-mor de formato retangular apresenta um magnífico retábulo (construção que fica por trás ou acima do altar) de mármore policromo e o desnível entre a rua e a entrada da igreja é vencida por uma bela escadaria de autoria de Manuel António de Souza.




Igreja e Torre dos Clérigos



Igreja dos Clérigos



     A Torre dos Clérigos é o monumento mais marcante da cidade do Porto, construído entre 1748 e 1763 também em estilo barroco, possui 75 metros de altura.
     No primeiro andar da Torre apresenta uma porta encimada pela imagem de São Paulo, inserido em um medalhão um texto de São Paulo na Carta aos Romanos (Sexto Livro do Novo Testamento).
     As paredes do primeiro andar em granito possuem dois metros de espessura, com destaque as janelas do ultimo andar e os quatro mostradores  de relógio. Em seu interior existe uma escada em espiral com 240 degraus que conduzem a uma varanda quase no seu topo, onde se tem uma espetacular vista da cidade.





Igreja e Torre dos Clérigos (Fonte Google)




Torre dos Clérigos




Torre dos Clérigos




Torre dos Clérigos



Torre dos Clérigos


     É uma obra notável para o seu tempo, não importando o ângulo por qual se olhe sem duvida você ficará encantado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário