PORTO ( Livraria Chardron )

Livraria Chardron




     Também conhecida como Livraria Lello, situada na Rua das Carmelitas na Freguesia da Vitória em Porto, é considerada como uma das livrarias mais belas do mundo.
     Fundada na rua dos Clérigos como casa-editora em 1869 pelo francês Ernesto Chardron, que também era editor, após sua morte foi vendida à Mathieux Lugan que em 1894 vendeu a antiga Livraria Chardron a José Pinto de Sousa Lello, que associado ao irmão alterou seu nome para "Livraria Lello & Irmão".



Livraria Chardron



Livraria Chardron



     Projetado pelo engenheiro Francisco Xavier Esteves, o novo prédio da Livraria Lello na rua das Carmelitas foi inaugurado no dia 13 de janeiro de 1906, em uma grande festa de inauguração com a presença de várias personalidades das artes, do ensino, do comércio e da política .
     Em estilo neogótico, possui um amplo arco abatido cuja entrada se divide um uma porta central ladeada por duas vitrines onde os livros ficam expostos ao público. Sobre o arco há uma janela tripla, onde se destacam ao seus lados duas figuras pintadas simbolizando a Arte e a Ciência.
     Há de realçar o rendilhado que está em cima do edifício, transformando todo o prédio em um monumento artístico fantástico, classificado como Patrimônio Nacional.




Livraria Chardron




Livraria Chardron



     Em seu interior o visitante sente-se envolvido por um ambiente acolhedor, onde pontificam os livros e uma decoração impressiva.
     Uma vasta sala, com uma galeria que da acesso a escadaria vermelha em espiral semelhante a uma "flor exótica", bancos em madeira revestidos a couro, toda decoração feita a base de madeira talhada e o grande vitral existente no teto com o monograma "Decus in Labore", conseguem criar um incrível ambiente de época.
     O local foi cenário de algumas cenas dos filmes da saga Harry Potter, como a Livraria Floreios e Borrões onde os bruxos compram seus materiais didáticos.





Livraria Chardron




Escadaria da Livraria (Fonte Google)




Fachada da Livraria




Interior da Livraria (Fonte Google) 




Vitral no teto (Fonte Google)


     Infelizmente é proibido fotos no interior da livraria, mas mesmo assim são muitos os motivos para uma visita, cada cantinho deste local é fascinante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário