LISBOA ( Padrão dos Descobrimentos )

Padrão dos Descobrimentos




     Originalmente construído em 1940 para a Exposição do Mundo Português para comemorar as conquistas do exploradores durante a Era dos Descobrimentos e da criação do império de Portugal.
     O monumento foi projetado pelo arquiteto Cottinelli Telmo e pelo escultor Leopoldo de Almeida, feito por uma leve estrutura de ferro e cimento, foi demolido em 1958.
     O que vemos hoje é uma réplica exata do original, reerguido em 1960 em concreto armado e pedra rosal de Leiria por ocasião do 500º aniversário da morte do Infante D. Henrique.




Padrão dos Descobrimentos



Padrão dos Descobrimentos



     O monumento apresenta o formato de uma caravela, ladeada inferiormente por duas rampas que se reúnem na proa onde se destaca, com 9 metros de altura, a figura do Infante D. Henrique com uma caravela nas mãos.
     Ao longos das rampas encontram-se 16 figuras de cada lado (Luís de Camões, Pedro Álvares Cabral, Vasco da Gama entre outros) onde o dinamismo e o movimento dos corpos se projetam no sentido do Rio Tejo.
     O Padrão apresenta as seguintes dimensões: 50 metros de altura, 20 metros de largura, 46 metros de comprimento e 695 metros quadrados de área de ocupação.




Padrão dos Descobrimentos



Padrão dos Descobrimentos



     Ao pé do monumento, vê-se uma enorme rosa-dos-ventos (uma imagem que representa os quatro sentidos fundamentais e seus intermediários) em mármore de várias cores, com um mapa do mundo em seu centro mostrando datas importantes na história das descobertas, com figuras de galeões, sereias e navios
     Dentro do monumento existe um museu, salas de exposições e um elevador que leva para seu topo com uma vista espetacular de Belém e do Rio Tejo.




Padrão dos Descobrimentos




Padrão dos Descobrimentos



Rosa-dos-Ventos vista a partir do topo (Fonte Google)




Padrão dos Descobrimentos




Padrão dos Descobrimentos




Mapa do mundo dentro da Rosa-dos-Ventos


     As esculturas são fantásticas e o monumento é impressionante, é um simbolismo dos antepassados portugueses.


LISBOA ( Torre de Belém )

Torre de Belém




     Criada em 1514 (concluída em 1520) como uma fortaleza para proteger a entrada do porto (área destinada ao atracamento de barcos e navios) de Lisboa, a Torre de Belém foi o ponto de partida para muitas das viagens de descobrimento.
     Lisboa, na época dos Descobrimentos, viu crescer a sua importância como cidade cosmopólita, tornando-se rapidamente num ponto de referência e encontro de culturas e pessoas.
     A política naval do século XVI e o progresso das viagens marítimas fizeram do porto de Lisboa uma parada obrigatória para os que navegavam nas rotas do comércio internacional, e proteger Lisboa tornou-se uma necessidade.




Torre de Belém



Torre de Belém



     No século XV o Rei João II encomendou a construção de uma torre no Rio Tejo como parte de um grande baluarte (obra militar defensiva situada nas esquinas e avançada em relação à estrutura principal). Com sua morte o projeto foi arquivado e retomado pelo seu sucessor.
     Um novo projeto foi criado em 1514 pelo arquiteto português Francisco de Arruda (que já havia trabalhado em fortificações portuguesas em Marrocos) e concluído em 1520. Na época a torre era conhecida como Torre de São Vicente, o santo patrono de Lisboa.





Torre de Belém



Torre de Belém



     A Torre de Belém é um monumento de estilo manuelino (gótico português) que se destaca pelo nacionalismo implícito, rodeado por decorações com o Brasão de Armas de Portugal e nas janelas de baluarte podemos ver inscritas cruzes da Ordem de Cristo (emblema da Ordem dos Cavaleiros de Cristo).
     Este forte militar apresenta uns parapeitos denteados com cubelos em cada um dos vértices e sua torre de 30 metros de altura, possui uma planta retangular com uma ponte levadiça de acesso a seu interior.




Torre de Belém



Torre de Belém




Cruz da Ordem de Cristo nos detalhes




Torre de Belém




Torre de Belém




Torre de Belém


     A Torre de Belém é um dos cartões postais mais conhecidos de Portugal e nos convida a imaginar o tempo das descobertas.


PORTO ( Meus Videos )

Porto




Estes são os vídeos de Porto. Para visualizá-los basta clicar em cima de cada vídeo. Caso queira visualizar em tela cheia, clique no ícone Youtube que está na parte inferior do vídeo.




Mercado do Bolhão


Praça da Ribeira


Porto parte 1


Porto parte 2





PORTO

Porto




     O Porto é a segunda maior cidade de Portugal e mundialmente conhecido pelo seu vinho do Porto, um vinho tinto de sobremesa fortificado.
     Mas muito mais que uma avenida de peregrinação para os amantes do vinho, Porto é também reconhecido como um dos mais antigos centros europeus e um Patrimônio da Humanidade, principalmente pelo seu grande número de edifícios históricos e bem preservados monumentos, castelos, parques, jardins e outras estruturas.




Porto




Porto



     Assim falar do Porto é começar sem nunca terminar de relatar todos os seus feitos, tradições, costumes e belezas...
     A cidade velha de séculos, contrastante com o fervilhar de atividades e idéias não se pode nunca destituir das pessoas que lhe dão vida, caráter e cunho.
     O Porto congrega, cria, difunde densos cambiantes de contraste sendo por isso um símbolo portuguesíssimo que não se envergonha do passado, mas nele sustenta o futuro. Esta cidade histórica é o lar de monumentos magníficos que simbolizam a fascinante história de seu país.




Estação de São Bento




Vista do Morro na Sé Catedral do Porto



     Como é impressionante ver de perto a Torre dos Clérigos, conhecido como a estrutura mais alta de Portugal, outra estrutura histórica e proeminente no Porto é a Catedral da Sé, um dos monumentos mais antigos do país.
     Fascinantes igrejas também estão em Porto, como as Igrejas dos Carmelitas e do Carmo, duas igrejas praticamente colocas uma na outra, a avenida dos Aliados é um ótimo lugar para ir e está alinhada a bela Praça da Liberdade, se encante com o Mercado do Bolhão, a magnífica Livraria Chardron e a fascinante Estação de São Bento. Dê um passeio pela Praça da Ribeira com seu notável Rio Douro ali perto e pelo centro histórico e suas ruas medievais estreitas, prédios e casas antigas.




Porto




Ponte Luís I



Porto




Prédio do Museu de História Natural




Um brinde a bela cidade do Porto


     O fascínio da cidade do Porto vai além de suas belezas naturais e históricas, seu destino proporciona uma experiência embriagante, a exemplo de seus vinhos.


PORTO ( Torre e Igreja dos Clérigos )

Torre e Igreja dos Clérigos




     De todas as obras concebidas pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni em Porto, a igreja e torre dos Clérigos não é apenas sua obra mais antiga, mas também a de maior projeção.
     Fato que se deve em grande parte ao impacto do conjunto, a sua complexidade e estranheza das formas, no sentido que eram incomuns naquela época, principalmente no norte do país.
     O conjunto é formado por uma Torre, a Casa do Despacho da Ordem Terceira e a Igreja dos Clérigos, esta foi a primeira grande obra do arquiteto e a que mais o celebrizou.




Igreja dos Clérigos



Igreja dos Clérigos



      A Igreja dos Clérigos é uma genuína obra barroca e apesar de menos conhecida que a Torre, foi construída anteriormente entre 1732 e 1750.
     A nave principal é oval e possui um aspecto amplo e grandioso, contendo quatro pilares laterais.
     A capela-mor de formato retangular apresenta um magnífico retábulo (construção que fica por trás ou acima do altar) de mármore policromo e o desnível entre a rua e a entrada da igreja é vencida por uma bela escadaria de autoria de Manuel António de Souza.




Igreja e Torre dos Clérigos



Igreja dos Clérigos



     A Torre dos Clérigos é o monumento mais marcante da cidade do Porto, construído entre 1748 e 1763 também em estilo barroco, possui 75 metros de altura.
     No primeiro andar da Torre apresenta uma porta encimada pela imagem de São Paulo, inserido em um medalhão um texto de São Paulo na Carta aos Romanos (Sexto Livro do Novo Testamento).
     As paredes do primeiro andar em granito possuem dois metros de espessura, com destaque as janelas do ultimo andar e os quatro mostradores  de relógio. Em seu interior existe uma escada em espiral com 240 degraus que conduzem a uma varanda quase no seu topo, onde se tem uma espetacular vista da cidade.





Igreja e Torre dos Clérigos (Fonte Google)




Torre dos Clérigos




Torre dos Clérigos




Torre dos Clérigos



Torre dos Clérigos


     É uma obra notável para o seu tempo, não importando o ângulo por qual se olhe sem duvida você ficará encantado.


PORTO ( Igrejas dos Carmelitas e do Carmo )

Igrejas dos Carmelitas e do Carmo




     Portugal como país católico antigo, tem muitas igrejas, de todos os estilos e de todas as épocas. A Igreja dos Carmelitas Descalços ao lado (colada) da sua irmã a Igreja do Carmo, são uma das mais bonitas do Porto.
     Curiosamente são duas igrejas em uma, por isso temos de olhar para sua fachada para descobrir. Ambas estão separadas por uma estreita casa quase que imperceptível. 
     A esquerda de estilo clássica, pertencia ao convento das Carmelitas, enquanto a da direita de estilo barroco de azulejos, pertencia a Ordem Terceira do Carmo.




Fachada lateral da Igreja do Carmo





Esquerda dos Carmelitas à direita do Carmo (Fonte Google)



     Construída entre os anos de 1619 e 1628, a Igreja dos Carmelitas (à esquerda), forma um corpo único com a Igreja do Carmo.
     Sua fachada de cantaria granítica, possui três entradas com arcos de volta perfeita, com três nichos com as imagens de São José, Santa Teresa de Jesus e de Nossa Senhora do Carmo.
     O corpo superior possui três janelões e sua fachada é de forma triangular, de seu lado esquerdo possui uma torre sineira revestida de azulejos monocromáticos, rematada por uma cúpula em forma de bolbo.





Igreja dos Carmelitas




Fachada lateral da Igreja do Carmo



     Projetada pelo arquiteto José de Figueiredo Seixas, a Igreja do Carmo foi construída entre 1756 e 1768 e contrasta claramente com sua vizinha pela exuberância e majestade.
     Facilmente reconhecida pelo grandioso painel de azulejos, de autoria do italiano Silvestre Silvestri e Carlos Branco, obra monumental na fachada lateral que representam cenas da fundação da ordem do Carmo.
     Sua fachada de cantaria ricamente trabalhada, possui um portal triangular, ladeada de duas esculturas religiosas dos profetas Elias e Eliseu e no corpo superior esculturas dos quatro Evangelistas (Mateus, Marcos, Lucas e João).




Fachada lateral da Igreja do Carmo




Igreja dos Carmelitas e do Carmo




Igreja do Carmo




Igreja dos Carmelitas e do Carmo (Fonte Google)




Igreja dos Carmelitas e do Carmo


     Este é um bom exemplo de como as igrejas em Portugal são belas.Visita obrigatória!!


PORTO ( Café Majestic )

Café Majestic




     Mais do que apenas um simples café, o Majestic conta a história do Porto. O Porto dos anos vinte, das reuniões políticas e debates sobre novas idéias, do período "Belle Epoche", um tempo de escritores e artistas.
     Em 17 de dezembro de 1921 um café chamado "Elite" (grande, luxuoso e aristocrático) abriu suas portas, projetado pelo arquiteto João de Queirós, bem no coração da cidade na Rua Santa Catarina, mudando seu nome no ano seguinte para "Majestic", sendo este mais apropriado ao espírito dos seus frequentadores.




Café Majestic



Café Majestic



     Amplamente reconhecido como um dos mais belos exemplos e icônico da "Art Nouveau" no Porto, exala uma atmosfera de luxo, requinte e bem estar.
     Sua beleza inerente e sua importância na vida da cidade do Porto, fizeram com que merecidamente fosse classificado em 1983 como imóvel de interesse público e patrimônio cultural da cidade.
     Em 1992 foi fechado para execução de um projeto de recuperação a cargo da arquiteta Teresa Mendes Pacheco e foi reinaugurado em 1994 com suas características originais.




Café Majestic




Café Majestic



     O recorte sinuoso dos caixilhos da espelharia, a luminosidade dos candeeiros, os detalhes em mármore e os bustos sorridentes que se estendem das paredes ao teto, conferem-lhe ambiência dourada e confortável, incitando ao repouso e a conversa amena.
     O Café Majestic nos surpreende com sua encenação magnifica, e nos dá a oportunidade de saborear um delicioso café, ou um cálice de vinho cercado pelo luxo e explendor de seus anos dourados.
     É considerado um dos cafés mais bonitos do mundo, por um guia internacional especializado em viagens.





Café Majestic




Café Majestic




Sob o efeito do licor...




Café Majestic




Licor com amêndoas


     O Majestic não é um café, é um cartão postal magnífico. É um lugar em que o tempo parece ter parado e nos leva a outra época.