PRAGA ( Relogio Astronomico )

 Orloj Astronomical Clock



      

     A Old Town Hall, com sua torre de 70 metros de altura, proporciona a todos uma vista maravilhosa do centro histórico da cidade e sua principal atração é, claro, o Relógio Astronômico de Praga (Orloj), um marco da República Tcheca e cuja parte mais antiga data de 1410, ou seja, ele está ativo há mais de 600 anos!





( Orloj )



( Orloj )





     A antiga prefeitura é conhecida especialmente pelo seu relógio astronômico, que reúne uma multidão de turistas para ver as figuras de madeira pintada: os apóstolos, o Cristo,  as alegorias da morte e da vaidade, o arcanjo Gabriel... Construído no século XV, o relógio apresenta duas esferas: a de cima indica a hora, mas também a posição do sol, da lua e dos planetas. A segunda esfera representa um calendário ilustrado dos meses do ano com os seus correspondentes signos do zodíaco.
     Cada hora em ponto no relógio é animado por um teatro fascinante dos apóstolos andantes, das estátuas em movimento por sua volta, para acabar tudo com um som poderoso do sino no topo da sua torre.
     A construção do relógio praguense em sua época causou uma sensação absoluta. Muitas cidades européias se esforçaram para ter uma jóia igual, mas a lenda conta que o prefeito da cidade cegou o autor do relógio a permitir a sua construção em outro lugar...





( Orloj )





( Orloj )





     Muitas lendas envolvem o relógio astronômico de Praga. Uma delas diz que um homem chamado Mestre Hanuš o teria construído. A obra-prima era tão surpreendente que as autoridades da cidade temiam que ele construísse relógios similares por toda parte, roubando assim a fama de Praga. Para impedir que o Mestre Hanuš fizesse isso, contrataram homens para atacá-lo e cegá-lo. A lenda termina com o moribundo Hanuš alcançando as engrenagens do relógio e destruindo-o.
     Felizmente, isso é só uma lenda. Mas Hanuš existiu mesmo; foi relojoeiro em Praga de 1475 a 1497. Durante muitos anos os especialistas achavam que ele havia construído o relógio astronômico. Mas estudos recentes mostram que Mikuláš de Kadaň construiu-o já em 1410. Hanuš o reconstruiu em 1490. Desde o século 16, o mecanismo de marcação do tempo foi consertado e reconstruído diversas vezes. Porém, desde a reconstrução de 1865, a maioria dos componentes são os mesmos.






( Orloj )




( Orloj )





    Abaixo os apóstolos é o relógio astronômico, que tem a terra no meio do universo. O relógio foi criado para mostrar a rotação então presumida do sol e da lua em torno da Terra. O relógio também mostra o movimento do sol e da lua em relação aos sinais do zodíaco. Abaixo do relógio astronômico é um calendário. O calendário, construído por Josef Manes, em 1866, mostra os dias do ano, juntamente com imagens simbólicas dos meses do ano.
     O relógio é composto por três principais componentes: o mostrador astronômico, representando a posição do Sol e da Lua no céu e exibindo vários detalhes astronômicos, ‘A Caminhada dos Apóstolos’, um espetáculo montado com mecanismos do próprio relógio, de hora em hora, com figuras de apóstolos e outras esculturas móveis, e um calendário com medalhões representando os meses. 
     Grandes multidões se ajuntam com bastante antecedência para ver este espetáculo. Durante o dia, desde as 9 da manhã até às 9 da noite, o relógio atua na hora certa. A figura da Morte faz tocar um sino e os 12 apóstolos aparecem em cima. Um galo canta e chega a hora do Turco, que abana a sua cabeça incrédulo, do Avarento, que olha para o seu saco de ouro, e da Vaidade, que se admira num espelho.





( Orloj )


     Uma obra de arte que atrai muitos turistas pelo ritual das badaladas com a aparição das estátuas dos apóstolos em contraste com esqueletos e anjos, as marcas do tempo, as pedras e o dourado... 
     É mágico!!! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário