PRAGA ( Ponte Carlos )
Karluv Most
A Ponte Carlos ( Karluv Most ) é famosa pelas muitas estátuas de santos que a embelezam ao longo de seu comprimento. Durante séculos esta ponte era a única ligação entre a Cidade Baixa na margem esquerda do rio Vltava e da Cidade Velha no lado oposto.
Karluv most, que significa Ponte de Carlos em tcheco, é a mais velha da cidade e se chama assim porque foi construída a pedido do rei Carlos IV, em 1357.
Devido à sua posição de destaque a Ponte Carlos tem desempenhado um papel importante na história de Praga. Em 1648, no final da Guerra dos Trinta Anos, os suecos invasores foram detidos na ponte e em 1744 os prussianos foram derrotados aqui.
Essa ponte chama a atenção pelas duas torres que ostenta e por suas 30 estátuas. As esculturas, todas elas representações de santos, foram colocadas ali entre 1683 e 1714. É justamente esse contraste entre a arquitetura gótica da ponte e as estátuas barrocas que costuma deslumbrar o visitante, pela singular beleza do conjunto.
Originalmente, a Ponte Carlos era desprovida de qualquer ornamentação, com exceção de uma cruz de madeira que foi colocado em seu centro. No séulo XVII a cruz foi substituída por um crucifixo de bonze.
A primeira estátua, de São João de Nepomuceno patrono da República Tcheca, foi introduzido em 1683. Esta estátua tornou-se popular e, como resultado mais de vinte estátuas foram adicionados no início do século XVIII.
Essa ponte suportou o intenso tráfego de Praga por mais de 600 anos e, durante mais de 400 anos, foi a única ponte da cidade. A restrição ao tráfego de veículos somente ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, sendo atualmente reservada exclusivamente aos pedestres.
A travessia da Ponte tanto à noite quanto de dia é uma experiência bem marcante. A atmosfera de Praga envolve você. É agradável passear pela ponte, de dia , de noite, num dia cinzento ou ensolarado.
Cartão postal da cidade, visita obrigatória!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário