LISBOA ( Parque Eduardo VII )

Parque Eduardo VII




   
     Criado no final do século XIX como uma extensão da Avenida da Liberdade, nomeado originalmente como Parque da Liberdade, foi rebatizado em 1903 em honra ao Rei Edward VII (havia visitado Lisboa no ano anterior) para fortalecer a aliança entre Portugal e Reino Unido.
     O Parque Eduardo VII é um dos espaços mais emblemáticos de Lisboa, disponibilizando uma excelente vista panorâmica sobre a cidade.





Parque Eduardo VII



Parque Eduardo VII



     O parque desenvolve-se ao longo de um eixo central materializado numa grande alameda constituída por um canteiro com sebes (Tapume vegetal para vedar terrenos) talhadas ao centro e passeios laterais com calçadas de vidraço ponteados por alinhamento de plantas aquáticas.
     Estão localizados no parque o Pavilhão de Desportos, a Estufa Fria, Lagos, parque infantil, miradouro, coreto, quiosques e um conjunto de estátuas.




Parque Eduardo VII e suas sebes ao centro



Parque Eduardo VII



     No topo da encosta, em uma pequena esplanada marcado por quatro grandes pilares está a escultura de evocação ao 25 de abril de autoria do escultor português João Cutileiro, um moderno monumento em homenagem a Revolução de 1974.
     Construída em 1930 a estufa fria é um verdadeiro museu verde, onde plantas e flores dos cinco continentes crescem harmoniosamente sob um teto que regula a temperatura do ar e a intensidade da luz.
     Logo à frente ao parque está a Praça do Marquês de Pombal, um enorme monumento com sua imagem no alto da coluna com a mão pousada em um leão (símbolo do poder).





Praça do Marquês de Pombal



Parque Eduardo VII




Parque Eduardo VII




Topo da  encosta, monumento da Revolução de 74




Marquês de Pombal com a mão sobre o Leão




Praça do Marquês de Pombal


     O parque tem um belo jardim e uma ótima vista sobre a baixa de Lisboa e do monumento de Marquês de pombal, muito agradável para passear e relaxar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário