LISBOA ( Museu Nacional do Azulejo )

Museu Nacional do Azulejo




     Um casarão de 1509 construído para abrigar o convento da Madre de Deus em Lisboa, capital de Portugal, é hoje um local de intensa visitação.
     É lá que funciona o museu de um dos ícones da arte portuguesa: o azulejo. Azulejos são uma das marcas registradas de Portugal, em todas as cidades eles decoram interiores e fachadas de casas, restaurantes, bares, estações de trem, igrejas, etc.
     Inaugurado pela rainha Leonor, viúva de Dom João II, o prédio foi ampliado e decorado durante os séculos XVI e XVIII e em 1872 virou propriedade do Estado.





Museu Nacional do Azulejo



Museu Nacional do Azulejo



     Em 1958, as peças do Museu Nacional de Arte Antiga foram transferidas para este convento e sete anos depois foi inaugurado o Museu do Azulejo sob administração do Museu de Arte, tornando-se independente em 1980.
     Seu acervo estabelece um percurso que conta a história da cultura portuguesa a partir da miscigenação cultural com os muçulmanos no século XV até a atualidade. Estão nele peças de técnicas arcaicas, as chamadas "corda-seca" e "aresta viva" e também outras que usaram os desenvolvimentos técnicos provenientes da Itália renascentistas, que permitiram a pintura direta no azulejo liso, sem mistura das cores durante a cozedura.




Museu Nacional do Azulejo



Museu Nacional do Azulejo



     O Coro, lugar de reunião das freiras, deve-se provavelmente a D. João III e D. Catarina de Áustria, tendo recebido decoração barroca no reinado de D. João V e concluída entre 1746-1759.
     O local esta decorado com soalho marchetado de madeiras do Brasil, cadeiral, vitrinas de talha com numerosos relicários e um tabernáculo (santuário portátil onde se transportavam objetos sagrados) com as armas de D. José.
     Pinturas portuguesas dos séculos XVII e XVIII cobrem o nível superior das paredes e o teto, destacando-se como única presença não religiosa os retratos de D. João III e D. Catarina de Áustria, atribuídos a Cristóvão Lopes.




Igreja da Madre de Deus




Igreja da Madre de Deus




Coro alto, Convento da Madre de Deus




Museu Nacional do Azulejo




Museu Nacional do Azulejo




Museu Nacional do Azulejo


     Espetáculo de museu, tanto pelo edifício (antigo convento) como pela imensa coleção de azulejos. Meio "perdido" do circuito turístico usual, vale muito uma visita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário