BERLIM ( East Side Gallery )

Galeria do Lado Oriental




     A East Side Gallery é a maior galeria de arte ao ar livre do mundo, com 1,3 Km de extensão e 3,6 metros de altura. O Muro original foi mantido e pintado por 118 artistas de 21 países diferentes.
     Através de sátiras políticas e declarações de paz em mais de 100 obras pintadas no lado oriental do muro, os artistas conseguiram incorporar um sentimento de euforia através das suas pinturas.
     




East  Side Gallery



East  Side Gallery




     Incentivados pelos eventos extraordinários que estavam ocorrendo no mundo após a queda do Muro de Berlim em 1989, artistas de todas partes foram para Berlim deixar um testemunho visual de alegria e espírito de liberdade.
     As pinturas coloridas sobre o trecho mais longo que restou do Muro de Berlim simbolizam a esperança, medo, alegria, impotência e ódio, servindo como testemunho dos sentimentos que a queda do Muro provocou.
     A pintura mais famosa do Muro é a obra do artista russo Dimitri Vrubel, chamado "O Beijo Fraterno", onde ele retrata o beijo icônico na celebração do 30º aniversário da criação da RDA em 1979, entre o líder soviético Leonid Brejnev e o então presidente da Alemanha Oriental Erich Honecker.




O Beijo Fraterno




East  Side Gallery ( Outro Lado do Muro )



     Infelizmente, grandes partes do Muro foram danificadas pelo erosão e por turistas que deixam seus nomes, frases riscadas ou arrancam partes do muro para levar de recordação para casa.
     Entre os autores das obras estão alguns artistas famosos, mas a maioria entretanto é desconhecida do grande público. 
     Dos 118 artistas que pintaram o Muro, 94 aceitaram o convite para restaurar ou reconstruir suas obras em 2009. Segundo dados oficiais 99 dos 106 trabalhos originais foram recuperados.






East  Side Gallery




East  Side Gallery



East  Side Gallery



East  Side Gallery




O Beijo Fraterno




East  Side Gallery


     Este lugar é um pedaço preservado da história da liberdade no mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário