BERLIM ( Berliner Mauer )

Muro de Berlim




     Construído em 13 de agosto de 1961, com 155 quilômetros de extensão e 3,6 metros de altura, o Muro de Berlim era uma barreira física que separava a Alemanha Oriental da Alemanha Ocidental, transformando um país em dois.
     Somente na região metropolitana de Berlim, o Muro tinha mais de 45 quilômetros de comprimento, com gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarmes e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. A fronteira de Berlim era controlada 24 horas por dia.
     Soldados armados vigiavam o  Muro constantemente para evitar fugas a Berlim Ocidental.





Berliner Mauer




Berliner Mauer



     As origens da construção do Muro encontram-se no fim da Segunda Guerra Mundial, com a derrota da Alemanha e consequentemente sua ocupação pelas forças aliadas. Cada país vencedor "herdou" um setor da cidade de Berlim.
     Estados Unidos, Inglaterra e França uniram-se e formaram a área da cidade que adotaria o regime capitalista, Berlim Ocidental, do outro lado a União Soviética adotaria o regime comunista, Berlim Oriental.






Berliner Mauer




Berliner Mauer




     Atravessar para o lado ocidental significava conquistar a sua Liberdade e ter uma condição de vida melhor, por isso as pessoas se arriscavam.
     Nos 28 anos e 91 dias em que o Muro esteve de pé, houve 5.075 fugas bem sucedidas, através de túneis, balões, escondidos em porta mala de carros ou de várias outras maneiras e mais de 1.000 pessoas morreram tentando passar por ele.
     No dia 9 de novembro de 1989, finalmente o Muro de Berlim veio ao  chão, reunificando as duas Alemanhas. Hoje em dia o caminho do Muro esta  demarcado no chão de toda Berlim.





Demarcação do Muro no chão




Berliner Mauer



Demarcação do Muro no chão




Berliner Mauer



Berliner Mauer




Foto icônica do soldado Conrad Schumann fugindo para o lado Ocidental


      Este Muro ficará marcado na história da Alemanha para sempre, mesmo não existindo mais, essa cicatriz nunca se fechará.


Nenhum comentário:

Postar um comentário