ROMA ( Piazza del Popolo )

Piazza del Popolo





     Piazza del Popolo (Praça do Povo) é uma das praças mais conhecidas de Roma, trata-se de um imenso espaço oval presidido por um grande obelisco egípcio no centro. Construída no século XVI funcionava como porta de entrada na cidade para quem viesse do norte. 
      A praça está situada onde em outros tempos esteve a porta norte das muralhas aurelianas, bem no começo da Via Flaminia. A praça atual, de estilo neoclássico, é um ponto de encontro freqüente para os turistas e romanos, com diversas cafeterias e lojas. Podendo acolher até 30.000 pessoas, é um lugar ideal para a realização de concertos ao ar livre e eventos políticos.





Piazza del Popolo




Fonte da Deusa de Roma




     obelisco Flaminio desde 1589 (por ordem do Papa Sisto V) encontra-se no centro da praça, é um monólito de granito construída no Egito entre 1232 e 1200 a.C (durante as dinastias Ramses II e Mineptah) trazido para Roma pelo imperador Augusto.
     Com 23,2 metros de altura, o obelisco ficava no Templo do Sol em Heliópolis. Em 10 a.C, o imperador romano Augusto teve o obelisco transportado por todo o caminho para Roma para comemorar a conquista do Egito.
     Em 1815 Giuseppe Valadier redesenhou a Piazza del Popolo, acrescentou a fonte central e os quatro leões egípcios em torno do obelisco e adicionou paredes ao redor da praça dando sua forma oval atual.






Obelisco Flaminio





Fonte da Deusa de Roma




     Na Fonte da Deusa de Roma, a figura central é a deusa Roma, ladeada por figuras alegóricas que representam os rios Tibre e Aniene. Abaixo da deusa é uma estátua de uma loba amamentando Remo e Rômulo, fundadores de Roma.
     No extremo sul da praça estão as duas Igrejas cuja fachada sugere que são assimétricas mas que na realidade entre elas há algumas diferenças, são também conhecidas como as gêmeas. A da esquerda é a de Santa Maria di Montesanto e a da direita é a Santa Maria dei Miracoli, ambos foram projetados por Carlo Rainaldi. A fim de dar a impressão de simetria, Rainaldi criou uma cúpula oval para igreja di Montesanto e uma cúpula circular para a igreja Dei Miracoli.





Igrejas "Gêmeas"




Igrejas "Gêmeas"




Fonte da Deusa de Roma




Obelisco Flaminio




Fonte da Deusa de Roma



     Piazza del Popolo é uma elegante e gigantesca praça situada no coração de Roma. O conjunto das fontes, o obelisco central e as duas igrejas simétricas são um verdadeiro deslumbre.


ROMA ( Pantheon di Agrippa )

Pantheon





     Panteão de Roma, também conhecido como Panteão de Agripa, é um templo circular que foi construído em 27 a.C. pelo general Marco Vipsânio Agripa, cujo nome em latim era Marcus Vipsanius Agrippa, tendo sido posteriormente reconstruído por Adriano, Imperador de Roma.
     Panteão é um dos monumentos mais representativos da Roma Antiga, tendo sido construído para honrar a todos os deuses. A edificação se conservou em bom estado graças à sua consagração como igreja católica no ano 609 d.C.





"Construído por Marco Agrippa, filho de Lucio, cônsul pela terceira vez"




"Oculus"




     Com suas paredes de tijolos grossos e grandes colunas de mármore, o Panteão torna uma impressão imediata sobre os visitantes e se destaca tanto por sua forma circular como pela sua majestosa cúpula, que tem 43,4 metros de altura. Uma abertura redonda no centro da cúpula denominada oculus (palavra latina que significa "olho") é a única fonte de luz do Panteão.
     A parte interna dessa abertura está coberta de mármore, granito e pórfiro. A fachada, por sua vez, está formada por 16 colunas de granito pesando sessenta toneladas que formam o pórtico (local coberto à entrada de um edifício, de um templo ou de um palácio), cada coluna tem 1,5 metro de diâmetro e suportam um frontão com uma inscrição: M.AGRIPPA.L.F.COS.TERTIVM.FECIT ("Construído por Marco Agrippa, filho de Lucio, cônsul pela terceira vez").






"Oculus"




Pantheon




     O Pantheon fica situado na Piazza della Rotonda, uma praça retangular no centro histórico de Roma com uma fonte do século XVI no centro coroada com um obelisco.
     De um lado da Pizza della Rotonda pequenos prédios coloridos de quatro andares, do outro lado o eterno Pantheon. Por baixo de tudo, um simpático piso de paralelepípedos. Ao centro da praça a Fontana del Pantheon, esculpida em mármore no século XVI e o obelisco trazido no Antigo Egito.






"Oculus"




Dentro do Pantheon




Atrás do Pantheon




Atrás do Pantheon




Atrás do Pantheon


     Não da para ir até Roma e não passar no Panteão. A arquitetura do local é impressionante com muitos detalhes e história. Aproveite para voltar no tempo e sentir o que não pudemos vivenciar