LISBOA ( Elétrico 28 e Elevador da Glória )

Elétrico 28 e Elevador da Glória




      A linha do emblemático Elétrico 28 foi inaugurada em 1914, tendo hoje um percurso de 7 Km entre a praça de Martim Moniz e os Prazeres.
     É uma das atrações turísticas mais procuradas de Lisboa, um passeio no tempo subindo colinas e ruas medievais em elétricos (bondes) antigos que ainda fazem parte da rede de transportes públicos da cidade. Eles passam por alguns dos principais monumentos da capital e nos leva a uma incrível viagem.




Elétrico 28




Dentro do Elétrico 28



     A carreira 28 conta com cerca de 50 elétricos do início do século XX, construídos em madeira com uma capacidade para 20 passageiros sentados e 38 de pé ( apesar de muitos mais entrarem e seguirem apertados pelas ruas da cidade).
     Este meio de transporte sobreviveu ao surgimento do automóvel por ser a melhor forma de atravessar as ruas estreitas e as curvas apertadas dos bairros históricos.





Dentro do Elétrico 28



Elevador da Glória




     O Elevador da Glória é um dos poucos ascensores que restam em Lisboa e situa-se na Baixa, mais precisamente na Praça dos Restauradores. Ele faz a ligação entre esta praça e o Bairro Alto numa viagem de 265 metros para cima e para baixo.
     Aberto em 24 de Outubro de 1885, desde então dois funiculares foram indo para cima e para baixo, levando moradores e principalmente turistas em uma viagem, que apesar de não ser rica em paisagens, única e muito agradável.





Elevador da Glória




Elevador da Glória



Dentro do Elétrico 28




Elevador da Glória



Dentro do Elétrico 28



Elevador da Glória


     Cada viagem no Elétrico 28 é uma história diferente e a experiência de subir e descer pelo Elevador da Glória é unica. São imperdíveis.


LISBOA ( Café A Brasileira )

Café A Brasileira




     O Café A Brasileira é um clássico de Lisboa, localizado logo na saída da parada de metrô do Chiado, é possível ver de longe a famosa estátua de Fernando Pessoa sentado em uma mesinha do lado de fora.
     Esse é o lugar onde todos param para fazer uma foto e saborear os quitutes portugueses (e brasileiros) do lugar.





Café A Brasileira



Café A Brasileira



     A 19 de novembro de 1905, A Brasileira abria suas portas no Chiado, pondo à venda o "genuíno café do Brasil". 
     Três anos mais tarde começou a vender café a chávena (na xícara) e a afluência do público era crescente, o que levou à realização de obras de remodelação que deram uma nova cara ao estabelecimento, decorado com mobiliário de carvalho em estilo Renascença, talhas douradas e espelhos nas paredes.




Café A Brasileira




Interior do Café



     As paredes estão decoradas com diversas obras de pintores como Manuel Baptista, João Vieira, Noronha da Costa, Azevedo, entre outros. Na esplanada do café, encontra-se uma estátua em bronze do poeta Fernando Pessoa sentado à mesa bebendo café, da autoria do mestre Lagoa Henriques.
     Um dos percursos habituais do poeta era entre a sua casa e o Largo do Chiado, rumo ao local de encontro de diversos poetas e pensadores portugueses.





Fachada do Café



Estátua de Fernando Pessoa



Café A Brasileira



Café A Brasileira



Café A Brasileira



Café A Brasileira


     A Brasileira é um local com uma história única, e vale pela tradicional foto ao lado de Fernando Pessoa.


LISBOA ( Sé de Lisboa )

Sé de Lisboa




     A Catedral da Sé de Lisboa é um dos edifícios mais antigos da cidade, construído originalmente no século XII logo após a reconquista da cidade. A igreja com as suas fortes torres românicas, é um dos marcos mais emblemáticos de Lisboa.
     Erguida sobre uma mesquita logo após a expulsão dos mouros da região, muito de sua estrutura foi afetada pelos fortes terremotos que assolaram Lisboa ao longo dos séculos.




Sé de Lisboa



Sé de Lisboa



     Em termos de arquitetura, foi construída em estilo românico da época, também presente na Sé de Coimbra, nos séculos seguintes sofreu várias transformações, mas sempre mantendo seu caracter original.
     Sua aparência atual decorre principalmente do trabalho de restauração concluído no início do século XX, quando suas decorações barrocas do século XVIII foram removidos e a rosácea central foi reconstruída.




Sé de Lisboa



Sé de Lisboa



     O interior é bastante austero, com uma nave central românica coberta com uma abóbada de berço e ladeado por dois corredores.
     As capelas ao longo desses corredores e os ambulatórios são em estilo gótico, e existem vários túmulos dentro da catedral. O mais notável é o túmulo de Lopo Fernandes Pacheco e sua esposa, lindamente esculpidos.




Sé de Lisboa




Sé de Lisboa




Sé de Lisboa




Sé de Lisboa




Interior da Sé de Lisboa (Fonte Google)



Sé de Lisboa


     É uma belíssima igreja gótica, muito antiga e com detalhes magníficos. Visita obrigatória para quem está na cidade.



LISBOA ( Rua Augusta )

Rua Augusta




     A Rua Augusta está localizada em um dos quarteirões mais movimentados de Lisboa, fechada ao trânsito, essa rua pedonal tem todos os tipos de lojas para todos os tipos de gostos. Vendedores ambulantes de flores, artistas de rua, cafés, tocador de gaita e muito mais, fazem deste um lugar ainda mais aconchegante.
     Esta rua tem em ambos extremos duas praças magníficas: a Praça do Rossio e a Praça do Comércio.




Rua Augusta



Arco da Rua Augusta



     A Praça do Rossio é uma das praças mais bonitas de Lisboa, as pessoas passam por aqui todos os dias correndo para o trabalho e quase não tem tempo para olhar ao seu redor. Rossio é um livro vivo, cheio de belos monumentos e fontes.
     A Praça do Comércio ou Praça do Palácio, em referência ao majestoso palácio que existiu neste lugar por quase 400 anos, já foi a entrada marítima principal para Lisboa, ainda podemos ver sua escadaria em mármore que conduzem à Praça ao Rio Tejo.




Praça do Comércio




Arco da Rua Augusta



     O que impressiona realmente na Rua Augusta é o Arco da Rua Augusta, um arco triunfal originalmente concebido por Santos de Carvalho para comemorar a rápida reconstrução da cidade após o terremoto de 1755.
     Construído em 1875, o Arco monumental mostra na sua parte superior esculturas de Célestin Calmels (escultor francês) representando a Glória, coroando o Gênio e o Valor, enquanto num plano inferior podemos ver esculturas de Vítor Bastos  que representam Vasco da Gama, Nuno Álvares Pereira, Viriato e o Marquês de Pombal.





Arco da Rua Augusta




Arco da Rua Augusta






Praça do Rossio (Fonte Google)




Arco da Rua Augusta




Arco da Rua Augusta




Arco da Rua Augusta (Fonte Google)


     O Arco da Rua Augusta é uma porta de passagem imponente e marcante. Um lugar fascinante, repleto de histórias.